Páginas

09 maio 2011

Detalhes da Ira!


Pior do que eu me sentir uma merda... (às vezes acontece) é deixarem-me a sentir uma merda. Hoje tive o dia todo na caixa, no meio da selva. No final do dia, cansado e a fazer um esforço para acabar o dia de uma forma mais animada... ouvi o seguinte: 

- Olha 'tá ali o paneleiro. 

São uns rapazes da minha idade (mais ou menos) que vão lá todos os dias às compras, com quem eu até simpatizava. Ajudava-os a arrumar os artigos, etc. Bom, fiz um grande esforço para os ignorar. E ignorei. Mas eles tiveram de ir à minha caixa. Eu fui o mais frio e bruto que é possível. Não os ajudei. Não quis saber. Estava bastante chateado. E mais chateado por não poder dizer nada: já tinham feito reclamação sobre mim horas antes!

Vi que eles se esqueceram de um saco na minha caixa. Eu quero acreditar que fui superior (podem até chamar-me de idiota). Ponderei... muito... se ia atrás deles para lhes dar o saco ou não. Disse, alto e bom som, para umas clientes: 

- Espere só um bocadinho, eles não merecem... mas... 

Fui chamei-os e dei-lhes o saco. Nem agradeceram. Voltei para a loja com uma raiva... a tremer... de tal maneira que até tive dificuldade a dar troco às tais clientes. Nada mais nada menos porque: eu fui superior a eles, mas fizeram-me sentir como merda. E eu ainda fui superior a eles, quando deviam era ter de levar com um camião tire em cima. 

Prometi a mim mesmo que nunca mais os atendo na minha caixa. Nem que tenha de ir 'urgentemente' à WC e chamar um colega para me substituir, nem que a tenha de fechar, porque não se justifica tarem duas caixas abertas!

Detalhes Desumanos!

Bom é deprimente ir trabalhar e ter de revistar, seguir e desconfiar de clientes. Mas é um facto... os clientes roubam. E na minha loja, já foram apanhadas pessoas com malas cheias de produtos. Portanto, por muito que nos custe (e a mim custa-me imenso!), temos de ver malas e sacos à saída. 

Hoje estava a ter (tive!) um dia muito mau. As pessoas estavam mais estúpidas do que é normal. Nisto, não faço ideia das horas, pedi para abrir uma mala, falei educadamente e baixo. O senhor recusou-se a abri-la e eu não disse nada e chamei o segurança. É o meu trabalho.

Nisto o cliente pede o livro de reclamações. Agora ao fim mostraram-me a folha, para eu ler e também ler o relatório em minha defesa. Bom... para além de muitos erros gramaticais e também erros de coerência em relação aos Artigos da Constituição da República, o senhor refere que eu o tratei desumana e desagradavelmente. E que eu lhe feri a honra e dignidade. 

O senhor escreveu o meu apelido (Marques) da seguinte forma: Markes ! Isso sim, é ferir a minha honra e dignidade!

Portanto, se vos pedirem para abrir o saco... não estão a dizer que vocês estão a roubar! Estão a certificar-se que vocês não roubaram. É diferente. E se vocês não roubaram... têm alguma coisa a temer?!

01 maio 2011

Compilação de Alguns Detalhes

De modos que sou uma pessoa mal educada! Oh sim, eu sou mal educado. Disseram-mo duas vezes ontem, uma delas provocou de tal forma a ira do senhor, que a p*ta velha, com tendências a uma morte provocada por um saca-rolhas, pediu o livro de reclamações. Tudo isto porque eu estive na caixa da parte da tarde. Estava possessa já. Tinha 3 carros de compras cheios para arrumar, um grande atrasado na minha parte da limpeza e muita pouca paciência. Tinha saído da minha caixa três ou quatro vezes para apanhar talões que as pessoas atiram para o chão, descaradamente, à minha frente. Tinha acabado de o fazer quando a p*ta envelhecida vai à minha caixa. Recebe o troco e guarda-o, amarrota o talão e atira-o para o chão. Pfff! 

- Para a próxima, em vez de atirar o papel para o chão, tem aqui um caixote do lixo. Ou então, nem sequer aceita o papel e eu próprio o deito para o lixo em vez de mo atirar para o chão, mesmo quando tinha acabar de apanhar o vosso lixo! 

O senhor começou logo a discutir, que eu não era ninguém para o chamar à atenção e que isto e aquilo e que era mal educado e não sabia o meu lugar. E que por isso queria o livro de reclamações. Obriguei-o a esperar um bocadinho (relativamente grande) e só depois pedi o livro de reclamações. Mas a velha é tão inteligente que não preencheu a reclamação como deve ser e não meteu contacto (pelo que, logicamente, não poderá ser contactado!), portanto, a versão dada vai ser a minha. Sad Face*. 


Hoje não trabalhei. A minha loja este fechada por ser dia do trabalhador (amén!). Dois domingos de folga seguidos é a loucura. Portanto fui para o meu retiro energético, isto é, Lisboa. De modos que ia num autocarro praticamente vazio e entra um velho (como se ainda não tivessem percebido, os velhos perseguem-me!) que resolve ficar em pé, naqueles sítios vagos para pessoas com carrinhos de bebés ou deficientes em cadeiras de rodas. Umas paragens à frente, aparece uma senhora que trazia um filho deficiente em cadeira de rodas. Pediu muito educadamente ao homem para se desviar um bocadinho para ela poder colocar a cadeira no sítio certo e apertar o cinto de segurança. A besta envelhecida, muito relutante, não se quis deslocar ao que a senhora o chamou à razão, dizendo que era um local para cadeiras de rodas. O homem mostrou-se muito ofendido e começou a ofender a senhora e o filho. A besta passou por mim aos berros: '... vem esta merda, este lixo para aqui! ISTO É UM LIXO'. A minha única reacção foi deixar cair o queixo, ficar de boca aberta sem palavras, a olhar para a senhora coitada. Há pessoas que merecem uma bofetada na tromba e a Besta Envelhecida é uma delas.


Ainda por Lisboa, digo com todo o orgulho que não me perguntaram se queria droga. E deve ter sido a primeira vez! Mas talvez porque os Katharsis estavam a actuar e os dealers deviam estar muito atarefados lá pelo meio da audiência lol. 


E para finalizar, ainda por Lisboa. Vi tanta gente conhecida... o horror. Parecia mesmo que estava a ser perseguido. É que vi imensos clientes meus! Pessoas que tenho no facebook! Até um homem que me ia atropelando a semana passada e que é um segurança todo armário da Sport Zone do Chiado! Medo!

*Com uma pontinha (gigante) de ironia