Páginas

12 setembro 2009

Uma fase acaba outra começa...

Hoje fui trabalhar. Ia pedir para mudar o meu horário de part-time de fim-de-semana para part-time de semana. Este ano não vou para a faculdade pelo que quero juntar dinheiro para o próximo ano. A melhor altura para falar com a chefe é quando ela nos vai fazer a caixa. Acontece que não tive sequer essa oportunidade porque fui despedido 1h30 ou mais antes. Fui eu e mais um colega ao escritório, onde a chefe foi directa ao assunto. Percebeu-se que ela estava... cabisbaixa, ou simplesmente é fingida e não sabe lidar com as más notícias. Antes de entrar soube que algo estava mal e já estava preparado para algo mau. Portanto, aceitei a notícia de cabeça erguida - se entrei de cabeça erguida, sairei de cabeça erguida.
Não sei explicar. Não, acho que não me sinto chateado: isto era só provisório. Contudo, ainda queria continuar lá, pelo menos mais um contrato. Depois disso pedi para ir guardar a carta que nos deu com os papeis para o desemprego. Passei por todos os meus 'amigos' do Pingo Doce e dei a notícia assim muito por alto. Uma lamexas começou a chorar, outra ficou incrédula e a outra disse para eu seguir em frente.
Estou frustrado! Através da ironia e do sarcasmo embelezei os meus textos sobre o Pingo Doce de uma forma engraçada e estúpida, quando na realidade eu me matava a trabalhar para poder concretizar objectivos, os meus objectivos: acabar a faculdade. Hm... lavar loiça, repor produtos, descascar tomates e frutos, repor sobremesas e bebidas, servir almoços, vender livros, lavar o chão, lavar os check-outs, ir buscar carros de compras e subir rampas, repor iogurtes, repor leite, levantar mesas e lavar mesas, quando a minha função é expressamente Operador de Frente de Loja, para depois ser despedido antes de concretizar os meus objectivos - acreditem é sem dúvida frustrante... e magoa.
Quando o meu contrato acabou na Worten, tal qual como agora, é inevitável pensar: 'será porque sou gay?'. Se na worten, sendo o meu primeiro emprego até possa ter dado motivos para ser despedido, duvido que no Pingo Doce os tenha dado. Portanto, começa tudo de novo - começamos a duvidar de nós, a questionar o nosso futuro, a questionar a nossa vida, a culpar-nos a nós e aos outros. A pergunta 'será porque sou gay?' torna-se inevitável. Será?
Eles não nos deram motivos. Mas depois perguntei novamente e só me disseram que tinha sido decisão dos chefes. Chefes incapazes que mal nos conhecem enquanto profissionais, pessoas, o que quer que seja, mas que nos julgam de qualquer das maneiras. Que nos julgam... o outro é preto e eu sou gay. Mas como é óbvio eles não vão dizer-nos o verdadeiro motivo. Se dissessem que era porque sou gay, então correriam o risco de serem processados. Nunca iremos saber o verdadeiro motivo - logo continuarei a duvidar de mim e das minhas capacidades, provavelmente até culparei a minha orientação sexual (com a qual estou completamente 'em paz e amor').
O que é que hei de fazer à minha vida? Procurar outro emprego, sujeitar-me à mesma exploração par dar no mesmo. Desempregado, as mesmas dúvidas, a mesma frustração.
E porque sabe bem pagar tão pouco,
uma fase da minha vida acaba enquanto que outra começa.
P.S. - Já derramei uma lágrimazinha quando pensei no meu futuro.

10 comentários:

R_C_Y disse...

Ok, percebe-se que a notícia caiu-te mesmo mal, mas não acho que seja motivo para culpares a tua sexualidade, duvido que tivesse alguma coisa a haver com isso.

Sabes que agora as lojas evitam renovar contratos, estamos em crise (ok, eu não percebo muito disto mas é o que me dizem). Já no pingo doce onde eu trabalho por mais que as empregadas pessam para renovar contrato os chefes nunca o fazem, portanto não culpes a tua sexualidade que quase de certeza que não é o verdadeiro motivo.

Kisses

Bláblá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bláblá disse...

Aww...não chores. Não há razão para tal. Primeiro de tudo, quando se despede um empregado, o chefe não deve sempre dizer o porquê do despedimento?

De qualquer forma, seria de muito mau gosto despedirem-te só pela tua orientação sexual. E pela cor da pele, quanto ao teu colega.

Não culpes a tua orientação sexual. Nunca deves fazer isso. É o que és. Tens de te orgulhar e e os outros têm de aceitar.

"As melhoras", e que tudo corra bem daqui em diante. :)

lol sabes qual foi a palavra de verificação que me calhou neste comentário? "minet" LOOOOOOOOOOOOOOOL não acredito nisto. Parece que o meu comentário perde a credibilidade toda. -.-' Só comigo. E no teu blog! haha :D

Blog Liker disse...

Pelo menos uma coisa é certa: o Pingo Doce ajudou-te na parte da escrita criativa. :)

Mas se quiseres estar em paz contigo mesmo, porque não pedes uma folha com a tua avaliação? Nem que seja por teimosia... O máximo que podes ouvir é um «não temos».

Mas se dizes que os chefes mal te conhecem, como podem julgar a tua sexualidade?

Um abraço. Keep walking!

Fernanda disse...

Paízinho de merda, este, não é? Força!

myotherside disse...

Fi Fi não fiques assim... Eles só pensam em dinheiro, todas as decisões são pensadas com base em questões económicas.. Provavelmente com o fim da epoca alta, o verao teriam de fazer cortes no pessoal, procuraram aqueles que estavam mais pertod e acabar contrato ou aqueles que podiam ser dispensados, há imensas razoes para o despedimento e duvido mesmo muito que estejam relacionadas com a tua sexualidade, duvido mesmo... Se vale a pena procurar novo emprego?! Claro que sim, já tens experiência e pelo menos vais fazendo currículo, se fores despedido ao final de um contrato, qual é a crise!? arranja-se outro e de preferência algo melhor, tens de ser positivo, só assim conseguirás resolver os problemas...

ah.. o fi fi foi só uma coisa fofinha por estares em baixo, mas nao te habitues xD

Blog Liker disse...

Ontem depois de colocar o comentário, lembrei-me de algo pertinente:

1) Será que alguém conhece este blogue e foi «chibar-se»?

2) Não querendo entrar nas teorias do big brother. Mas já deves ter ouvido falar nos alertas do google. Pois bem, todas as empresas o usam para saber o que se escreve sobre elas. E o que esses alertas agregam: notícias e blogues!

E convenhamos que não há assim um grande volume de notícias e blogues a usar as palavras «Pingo Doce» todos os dias. E dez a vinte ocorrências diárias não é difícil de pesquisar.

Enfim, posso ser maníaco, mas aqui tens uma questão pertinente.

Mas podes subscrever esse serviço e ver por ti mesmo...

Abraço.

Blog Liker disse...

Então menos mal assim.

Eu também acho que não há nada de mal aqui escrito. Aliás, dás é um grito de alerta sobre o que passa numa das maiores empresas de Portugal.

Abraço!

(Decidi responder aqui em vez de no meu blogue).

n_b0Y disse...

Olá =) Antes demais lamento teres perdido o teu emprego, é óbvio que é sempre frustrante, ainda para mais nos tempos de hoje, em que as coisas estão muito complicadas. Mas não te podes culpar, muito menos pela tua orientação, isso não tem fundamente sequer. Muito pelo contrário deves ter orgulho em ti, pelo que és. Agora não podes baixar os braços, é começares a procurar outro emprego, e já que tens um obectivo, conseguires juntar dinheiro para a faculdade, portanto é nisso que tens que te concentrar. Tal como disseste, cabeça erguida que a vida continua. Boa sorte =) Um abraço

revistagay disse...

Olha que pena! As tuas aventuras hilariantes do Pingo Doce vão chegar ao fim. Mas olha, espero mesmo que outra fase comece da melhor forma possível. Enfim, esses anormais patrões são mesmo lixados. Pena que é assim em todo o lado.